Ø Público envolvido: Todo corpo escolar
|
Ø Público alvo e construção dos trabalhos: Alunos do Segmento Educacional de Jovens e Adultos – SEJA I
|
Ø Conteúdos e temáticas que serão trabalhados:
O Curso envolverá desde a História dos Computadores até o uso da Internet como meio de pesquisa e comunicação para o fortalecimento da aprendizagem. Assim, serão trabalhados os temas:
- O que é a Informática?
- Quando Surgiu o Computador? (História do Computador)
- Qual a importância do Computador atualmente?
- Os Sistemas Operacionais e Aplicativos que fazem o funcionamento de tudo
- O que é Internet?
- Relação Computador X Internet
- Eu posso aprender com o Computador?
- O que eu faço na Internet?
|
Ø Mídias e Tecnologias a serem utilizadas:
Fontes escritas: jornais, enciclopédias, livros informativos, artigos de revistas. Sites da Internet. Computador, microfone e máquina fotográfica digital (pode ser a câmera do celular). Software para produção de áudio (Audacity) Data show Power Point
|
Ø Justificativa
Um grande desafio para as escolas atualmente é a dificuldade dos alunos não saberem ler ou escrever. E hoje, é desenvolvido um grande trabalho envolvendo esse objetivo: “Ler e Escrever”. Agora, imagine há alguns anos atrás, onde não havia tantas escolas, nem profissionais aptos a desenvolver a tarefa docente, e a maioria das crianças/ adolescentes não tinham condições de ir para a escola; ou quando tinham, abandonavam por falta de interesse, necessidade de se sustentar (trabalho), problemas familiares, etc. O que tudo isso ocasionou foi um enorme número de analfabetos no país, em especial nas regiões menos desenvolvidas. E essas pessoas, às vezes, podem sentir-se excluídas da sociedade. Seguindo essa meta, e pensando em outra área de aprendizado, conscientes de além da necessidade de saber ler e escrever, atualmente, é importante que todos conheçam o mundo da informática – conhecer o Computador e a Internet. Muitos são os jovens e adultos que se encontram excluídos digitalmente, acarretando assim, conseqüências sem medidas no cotidiano dessas pessoas. O presente projeto propõe um contato inicial, introduzindo as novas tecnologias na aprendizagem dos jovens e adultos fazendo com que estes tenham no mínimo noções básicas de informática, proporcionando autonomia e desenvolvimento para formação profissional e pessoal dos alunos, porque entendemos a função da escola é educar para a vida. Incluir digitalmente não é apenas "alfabetizar" as pessoas em informática, mas também melhorar os quadros sociais a partir do manuseio dos computadores. Sabemos que em uma sociedade democrática o uso da tecnologia na educação constitui um instrumento de que deveria estar ao alcance de todo cidadão aumentando o conhecimento e estimulando o gosto e o prazer pelas linguagens virtuais.
|
Ø Objetivo Geral Este projeto tem como objetivo promover a inclusão social de populações excluídas digitalmente, utilizando as tecnologias da informação como instrumento de construção e exercício da cidadania.
|
Ø Objetivos Específicos
· Inserir os alunos do S EJA no ambiente das tecnologias da informação e comunicação, envolvendo-os com o uso do Computador e da Internet, visando a permanência e conclusão dos estudos, bem como a certificação para o mercado de trabalho. · Introduzir as tecnologias da informação e comunicação, enfatizando sua importância nos dias atuais;
· Descobrir a importância do Computador e da Internet como meio de aprendizagem;
· Criar um ambiente de aprendizagem com a utilização do Computador e da Internet;
· Organizar tarefas (textos, jornais, livretos, etc.) para serem desenvolvidas no Laboratório de Informática;
· Incentivar a pesquisa através da Internet, selecionando o que realmente poderá ser utilizado pelos alunos no dia-a-dia;
· Criar uma Página de Internet com dados e trabalhos realizados pelos alunos durante a realização do curso.
|
Ø Metodologia
As aulas serão dadas de forma dinâmica, em que os alunos se sintam parte do Laboratório de Informática, interagindo com o computador e colegas de turmas. Eles realizarão atividades no computador, individualmente e em grupo, tentando dessa forma, numa união coletiva, compreender e trocar informações através do uso das tecnologias. Para isso nos valeremos da construção das seguintes oficinas: - Navegando pela Internet; - Aula expositiva sobre as temáticas; - Conhecendo as redes sociais; - Fotografia e exposição fotográfica on-line; - Usando o Power Point; - Oficina de vídeo; - Construindo um Hipertexto a partir das leituras realizadas e conversações; - Construindo um blog; - Construção de um e-mail da turma: Exposição de comentário pessoal acerca de algum tema estudado, instigando os visitantes da web page darem suas contribuições para melhoria do trabalho.
|
Ø Cronograma O curso seguirá o seguinte cronograma para sua execução: Total de participantes por turno: 24 alunos; Alunos por computador: 01/02 alunos; Horas por semana: 02 horas; Duração: 01 semestre.
|
Ø Avaliação A avaliação será feita através da realização de atividades propostas no decorrer do curso e a freqüência dos alunos na participação das aulas.
|
Ø Conclusão Cientes da grande responsabilidade do uso das tecnologias como meio de aprendizagem, acreditamos que será um grande desafio para todos os envolvidos no projeto. Dessa forma, é provável que a partir das possibilidades criadas e da interação com o conhecimento das tecnologias, novas perspectivas farão parte do cotidiano e da vida dos alunos, possibilitando a estes uma nova aprendizagem, auto-estima, autonomia e conhecimento.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário