Exclusão Digital e Educação

Apesar dos benefícios trazidos pelas tecnologias nos diversos setores educacionais e da política de barateamento das máquinas, é possível encontrar muitos em nossos espaços escolares que são tidos como excluídos digitalmente. Isto não se limita ao espaço escolar. Tanto dentro quanto fora da escola ficam caracterizados o distanciamento e a falta de conhecimento dos alunos no que se refere ao uso das TIC (Tecnologia de Informação e Comunicação).

A exclusão digital é uma realidade caracterizada por ser mais uma consequência das desigualdades sociais e deve ser levada em consideração no contexto educacional. Tendo em vista que os avanços tecnológicos cada vez mais fazem parte do cotidiano e que interagir com essas tecnologias de forma consciente é uma das exigências da sociedade contemporânea, compreender a interação do aluno com as tecnologias de informação e comunicação são tão importantes quanto outras formas de aprender e devem ser levadas a sério na formação integral desse aluno e na sua participação social conectada ao seu contexto diário.

Os produtos de alta tecnologia como a internet e o computador contém o principal componente que é o conhecimento. Com eles e a forma com que eles são utilizados é possível a melhoria na educação, o incentivo à aprendizagem, o despertar da criatividade, a comunicação entre grupos, interação social e acima de tudo a melhoria na qualidade de vida dos que nunca ou pouco acesso tiveram aos recursos tecnológicos. Incorporar esses saberes à educação de crianças,  jovens e adultos é mais que uma necessidade. Torna-se hoje uma medida emergente. Não ter acesso a internet ou outras inovações tecnológicas dos nossos dias pode comprometer a mobilidade social e a empregabilidade de uma pessoa.

Ao levarmos em conta que uma parcela significativa da população não tem acesso à educação tecnológica, podemos perceber uma grande contradição, é a democratização da informação que não é igualitária. Esse distanciamento das novas tecnologias em relação aos menos favorecidos pode se tornar um abismo a longo prazo, onde a desigualdade ficará caracterizada.