sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Conceitos

Ciberespaço
Embora seja um termo cada vez mais utilizado na mídia e proporcionado pela Internet, o significado dessa expressão vai além da nova tecnologia. Significa todo o conjunto de redes de computadores nas quais circulam todos os tipos de informação, é o espaço não físico constituído pelas tecnologias digitais e surge também como um novo espaço pedagógico.

[...] É o novo meio de comunicação que surge da interconexão mundial dos computadores. O termo especifica não apenas a infra-estrutura material da comunicação digital, mas também o universo oceânico de informações que ela abriga, assim como os seres humanos que navegam e alimentam esse universo (LÉVY 1999. p. 17).

É o novo espaço de comunicação proporcionado pela interconexão mundial de computadores e das memórias dos computadores. Incluindo aí todos os sistemas de comunicação eletrônica que transmitem informações oriundas de fontes digitais ou que sejam destinadas à digitalização.


Cibercultura

É um novo espaço virtual caracterizado por um  conjunto de técnicas, práticas e atitudes proporcionada pelo ciberespaço, onde a cooperação e o compartilhamento na estruturação de uma informação torna-se viável através de uma construção multidirecional, onde todos podem emitir e receber informações e através desta ferramenta, construir um conteúdo. É a forma sociocultural que espelha-se na relação de trocas entre a sociedade, englobando a cultura e as novas tecnologias de base, onde destacamos as comunidades como propulsoras da popularização da internet por exemplo, além de outras tecnologias.



Nenhum comentário:

Postar um comentário